domingo, 17 de maio de 2009

Museu Inimá de Paula - Arte Cibernética

O Acervo de Arte Cibernética do acervo Itaú Cultural é composto por oito obras interessantíssimas.
A Les Pissenlits de Edmond Couchot e Michel Bret, onde o sopro faz com que as dente-de-leão virtuais espalhem sua semente foi uma das que mais me interessou, a interação faz com que espectador sinta-se parte da obra, fiquei imaginando se é possível fazer isso com o arduino e o processing.
Também gostei da Text Rain de Camille Utterback e Romy Achituv onde controlamos as letras que caem com o movimento do corpo, acho que esta obra seria mais interessante se as letras fossem aleatórias e conseguíssemos formar as frases que quisermos.
Gostei do efeito musical e interação do Sonic Dimensions de Rejane Cantoni e Daniela Kutschat além do efeito visual de interação que se dá nas cordas, essa obra meche com a interação de vários sentidos.
O Reflexão #3 de Raquel Kogan eu me interessei pelas partes em que a sombra de alguém fica pela frente dos números ao mesmo tempo que outras ficam por trás dos números.
No Descendo a Escada de Regina Silveira eu achei que a sincronia entre o som e a imagem deveria ser maior além do espaço do degrau que eu acho que deveria ser mais semelhante ao real, apesar da idéia ser muito interessante.
No Life Writer,de Christa Sommerer e Laurent Mignonneau eu gostei da junção do antigo da máquina de escrever com a tecnologia, esse eu realmente achei que seria possível se reproduzir com arduino e processing.
A “Memória” Cristaleira, de Eder Santos eu achei um pouco sem graça, talvez se tivesse alguma relação entre a cristaleira real e a virtual, que elas não parecessem coisas separadas e se fundissem de algum modo a ponto de serem confundidas a obra seria mais interessante, ou talvez um interação entre o espectador e a obra.
No Pixflow 2 - LAb[au], o efeito visual me impressionou, a mudança de efeito das cores de acordo com a posição do espectador ficou muito boa, o movimento das partículas é suave e imprevisível, fazendo com que o espectador pare para perceber seu movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário